CSound Blog

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Baptizado de CSound

C de Coiso, Sound de som.

O projecto que de seguida vos vou descrever, foi muito baseado numa descoberta que para mim, a cerca de 1 ano e meio seria impensável. Estava longe de imagina que com um software multipistas seria possível abdicar de uma mesa de mistura. Sem saber quais seriam as consequências para além das que são óbvias, comprei a primeira placa de som M-audio Delta 1010lt, não foi fácil adaptar o Cubase para funcionar bem com a placa, visto que a placa anunciava latência 0ms (sim isso não existe, por mais rápida que seja a placa nunca terá latência de 0ms ainda assim e possível coloca-la em latência de 2,9ms que já por si e bastante bom.). De notar que nunca havia trabalhado com o Cubase, e apesar de muitos não o levarem ao pódio, eu levo e digo Cubase acima de todas as forcas, com ele consegui fazer tudo o que querias, ao contrário de outros softwares que testei.

Para testar todo este processo houve uma banda que sempre tocou com este material, e nunca conheceu outro tipo de mesa de mistura nas suas actuações, http://www.myspace.com/menteealma . Ainda assim, devido a minha Posição de baterista, não da jeito durante a música pegar no rato e movimentar seja o que for no software, durante algumas das actuações pensei que “bom bom era ter qualquer coisa parecido com as mesas de mistura a serio.” Seria possível? Como?

Tudo e possível poderia era dar muito trabalho e não valer o esforço, mas nada como pesquisar. Eis que descobri a Midibox, um projecto desenvolvido por thorsten klose. Os Midibox são controladores Midi para software, e outro tipo de aparelhos que utilizem Midi para comunicar. A compreensão do projecto e complicada, já muitas vezes havia passado pelo site e a ideia que tinha dele era que seria um projecto impossível de fazer, coisa muito complicadas, apesar de eu próprio ser um electrónico por natureza.

Um dia, decidi meter as mãos a obra, comprei algumas placas na loja do mike, na Alemanha. E após chegar o material comprei o restante em Portugal. Nomeadamente a pic, o gravador, etc. Nesta fase o maior erro que cometi foi não saber ao certo o que queria desenvolver, por certo nem eu saberia bem aquilo que queria, nem como funcionava. Comprei muitos cores, mas poucas placas de expansão. A quando deveria ter comprado placas de expansão suficientes para usufruir totalmente de um core. Depois de chegar o material e fazer alguns testes, fez-se luz na minha cabeça. Pode parecer patético, mas e muito complicado apostar num projecto que desconheço totalmente, ou melhor, sabe que os outros conseguem executa-lo, mas não temos a certeza da sua dificuldade.

Resumindo, o projecto Csound, não vem trazer nada de novo, apenas a associação de material que usaríamos em separado. Isto e, uma flightcase, uma antiga mesa de mistura Yamaha, um computador com Intel pentium D 2.8 (a 3.2ghz), 1 Gb ddr2, 80gb,board as rock, 2 cores Midibox, 3 expansões AIN, inúmeras entradas DIN.

Mais detalhes da Próxima!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial